AMMAIA
Recolha: Filomena Barata
A Cidade de Ammaia localiza-se no concelho de Marvão, em S. Salvador da Aramenha, em pleno Parque Natural da Serra de Sº Mamede, e a sua área central é constituída pela Quinta do Deão e pela Tapada da Aramenha, numa área aproximada de 25ha.
Classificada como Monumento Nacional em 1949, as suas ruínas estiveram abandonadas até finais de 1994, altura em que foi criada a Fundação Cidade de Ammaia para estudar e preservar o que resta desta cidade romana.
Ammaia foi elevada a Civitas por volta do ano 44/45 d.C. tendo obtido o estatuto de Municipivm ainda durante o séc. I d.C., no entanto, apenas existem dados sobre o mesmo no reinado de Lúcio Vero, no ano de 166 d.C.
Os trabalhos desenvolvidos na Ammaia mostram o que resta da Porta Sul, das Termas, o Templo localizado no Forum e sua envolvente, bem como a porta oeste do mesmo e ainda de um anfiteatro, actualmente em fase de escavação.
Adaptado de: https://fundacaoammaia.wordpress.com/a-cidade/
Estátua de togado com bulla, proveniente da Escusa (Museu da Fundação da Ammaia). Tem sido atribuída a Britânico.A escultura fazia parte de um programa destinado ao Forum, por meados do século I.
Ara dedicada a Jupiter Optimo Maximo descoberta nas imediações de São Salvador da Aramenha. Em depósito Museu da Fundação da Ammaia
Bibliografia sumária:
AAVV: Ad Aeternitatem, 2015, Os espólios funerários de Ammaia a partir da colecção Maçãs do Museu Nacional de Arqueologia.
CRAVINHO, Graça, Some engraved gems from Ammaia. Universidade Nova de Lisboahttps://www.academia.edu/778…/Some_Engraved_Gems_from_AmmaiaFundação Cidade de Ammaia(info: http://128934ed.110mb.com/)
GUERRA, Amílcar, O Mundo Romano aos nossos pés.
IDEM, Conferência AMMAIA
Projecto Radiopast em Ammaia(Info: http://www2.radiopast.eu/?page_id=390)
MANTAS, Vasco Gil, Cidade e foro na Lusitânia Romana. Mérida, 2009MANTAS, Vasco Gil, “Ammaia e Civitas Igaeditanorum. Dois espaços forenses lusitanos.”
OLIVEIRA, Jorge, Câmara Municipal de Marvão – Cidade de Ammaia
PALIOU, Elefheria, A Romano-Lusitanian townacape revealed.eleftheria121.wordpress.com/…/ammaia-i-a-romano-lusitaniaPEREIRA, Sérgio, A Cidade Romana de Ammaia – Escavações Arqueológicas 2000-2006 (2009)Edições Colibri, Autoria: Sérgio Pereira
TAVARES, Maria de Lourdes, MUNICIPIUM DE AMMAIA, PATRIMÓNIO ROMANO NO NORDESTE ALENTEJANO (info: http://cienciasdonossotempo.no.sapo.pt/cidade_de_ammaia.htm )
A cidade romana de Ammaia: depois de quinze séculos, voltar à luz. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa