ABELTERIVM

A Estação Arqueológica de Alter do Chão, localizada em Ferragial d’El-Rei é um Imóvel de Interesse Público, classificado pelo Decreto N.º 28/82 de 26 de Fevereiro. Trata-se de um sítio arqueológico tutelado pela Câmara Municipal de Alter do Chão e localizado em propriedade daCoudelaria de Alter.

Descoberta em 1954, durante a realização de trabalhos de construção do Campo de Futebol Municipal, foi objecto de escavação passados dois anos, sob orientação de Bairrão Oleiro, descobrindo-se, então, toda uma zona de construção correspondente ao primitivo balneário, o sistema de canalizações, pavimentados com opus signinum e mosaicos polícromos decorados com motivos geométricos.

Entretanto, as intervenções conduzidas no sítio, em 1979, 1980 e 1982, permitiram identificar um número considerável de estruturas romanas de carácter habitacional, cronologicamente balizáveis entre os séculos II e IV d. C.. 

Em data mais recente, os trabalhos foram continuados, quer de investigação, quer de valorização, sob a coordenação de Jorge António, sendo hoje o Sítio dotado de um Centro Interpretativo dedicado à «Casa da Medusa»

Mosaico da Casa da Medusa