Aprender Mitologia nos Museus. Questionários

A atividade  QUIZZES – MITOS ONLINE  iniciada no Museu Nacional dos Coches, em 2020, sob a coordenação científica de Filomena Barata, do Museu Nacional de Arqueologia e membro da Associação CLENARDVS, foi alargada a outros dois espaços museológicos da zona de Ajuda-Belém e, mais recentemente, para o Museu Nacional da Música. Aqui

Pais e filhos estão agora convidados a conhecer de um modo desafiante e divertido alguns Mitos e deuses da Antiguidade Clássica,  que habitam em simultâneo as salas do Museu Nacional dos Coches, do Museu Nacional de Arqueologia, do Palácio Nacional da Ajuda e do Museu Nacional da Música.

Atena, Baco, Vénus, Neptuno, Apolo,… são algumas dessas divindades mitológicas. Venha descobri-las!

QUIZ – “MITO ONLINE – I”

Esta actividade tem por finalidade a descoberta de alguns mitos e alegorias que aparecem nas esculturas e pinturas das viaturas de aparato do museu. Os temas mitológicos e báquicos e suas alegorias são uma constante em elementos decorativos, quer nos palácios, monumentos e jardins portugueses, quer nos coches e berlindas, viaturas de aparato ricamente ornadas com pinturas e esculturas.
Um tema recorrente nos Coches são as Quatro Estações do Ano, cada uma delas com a sua simbologia característica, sendo o Outono a personificação de Baco ou dos seus atributos. Sileno, o tutor de Baco, é também uma presença constante. Venha descobrir!

PARTICIPE  AQUI 

QUIZ – “MITO ONLINE – II”

Esta actividade pretende dar a conhecer algumas figuras mitológicas dos majestosos “Coches da Embaixada”, que convidamos a admirar no próprio Museu. Construídos em Roma, no mais perfeito estilo barroco, os três coches ostentam elementos simbólicos e alegorias à Pátria que se mesclam  com a Mitologia Clássica.

PARTICIPE  AQUI 

© Foto de MNC – Pedro Beltrão    

QUIZ  – “MITO ONLINE – III”

Este questionário incide sobre a belíssima tapeçaria que se encontra no antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches – «O RAPTO DE HELENA», que foi executada em França, na Manufactura Real de Aubusson, na primeira metade do século XVIII.

Este QUIZ contou com a especial colaboração da então voluntária no MNC, a Arqueóloga Patrícia Brum.

PARTICIPE  AQUI

QUIZ – “MITO ONLINE  IV”

Através da seguinte iniciativa, pretende-se desafiar os mais pequenos a conhecer alguns mitos representados no Coche de D. Maria Francisca Benedita.
Segundo a tradição, este coche terá sido construído em Portugal a partir de um modelo estrangeiro, para ser utilizado pela Princesa D. Maria Francisca Benedita, por ocasião do seu casamento com o Príncipe D. José, seu sobrinho, em 1777. Parta à descoberta!

PARTICIPE AQUI

QUIZ – “MITO ONLINE  V”

Através de três espaços distintos, convidamo-se pais e filhos a fazer um percurso em torno de um dos deuses que, desde longa data, estão representados no nosso território: neste caso o deus Neptuno e sua esposa Anfitrite, mas também outras divindades, a exemplo de Vénus, Atena, Baco … . Os espaços escolhidos são o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional dos Coches e o Palácio Nacional da Ajuda.

Representação de Neptuno e Anfitrite. Coluna. Palácio Nacional da Ajuda
Gravura pertencente a um álbum com recolha de estampas das mais belas pinturas de França da autoria de Jean Jerôme Frezza. A deusa Pallas / Atena, representada em pose majestática, está em posição central. Na cabeça tem um elmo e, na mão direita, um ceptro. Na outra mão tem a deusa alada Nike, ou a deusa Vitória romana.

MITO ONLINE – VI

Itinerário que incide na deusa a deusa da beleza e do amor, a deusa Vénus.

Participe AQUI

MITO ONLINE – VII

Percurso que dá a conhecer o “festivo” Baco (deus do vinho).

Participe AQUI

Busto de Dioniso. MNA. “Villa” romana de Milreu. Estói. Faro. Aqui

MITO ONLINE – VIII

Representação de Atena. Coche do Embaixador. Museu Nacional dos Coches.

Atena, deusa da Sabedoria e da Razão, será a divindade que nos vai acompanhar nesta “viagem”.

Participe AQUI

MITO ONLINE – IX

Triunfo de Apolo. Palácio Nacional da Ajuda. N.º de Inventário:69. Tapeçaria da Oficina de Urbanus Leyniers, destinada ao rei D. João V (1728 d.C. – 1729 d.C.). N.º de Inventário: 69.

Sabia que Apolo, também identificado como Febo (brilhante), era considerado o deus da juventude e da luz da verdade? Era também o deus da música, da medicina, das artes e da profecia?

QUIZ MITO ONLINE – X

As Musas eram filhas da deusa Mnemósine, a Memória, e de Zeus, o Júpiter dos Romanos. Cada ramo do conhecimento ou das artes possuía uma musa específica, a quem os escritores, poetas e artistas recorriam para ter inspiração. As Musas eram irmãs de Apolo e acompanhavam-no muitas vezes.

Neste mosaico as Musas aparecem-nos segundo esta ordem: Clio (História, a musa que tinha como símbolos usuais um rolo de pergaminho ou um conjunto de tábuas para a escrita); Euterpe (Música); Erato (poesia lírica, muitas vezes representada com uma lira); Tália (Comédia e, por isso, usava uma máscara cómica); Melpómene (Tragédia isso, usava uma máscara trágica); Urânia (Musa da Astronomia, Matemática e de todas as ciências exatas); Calíope (poesia épica, que usava muitas vezes um ceptro na mão, símbolo de poder); Polímnia (hinos e pantomimo); Terpsícore (poesia lírica e dança).

Mosaico das Musas. Villa Romana de Torre de Palma, Museu Nacional de Arqueologia

QUIZ MITO ONLINE – XI

Através desta actividade, conheceremos algumas das divindades ligadas à Música.

Saiba mais e desafie os seus conhecimentos, neste QUIZ que lhe propomos…

Participe AQUI 

QUIZ MITO ONLINE – XII

Mosaico da Primavera Villa Romana do Rabaçal.

As Quatro Estações é um tema constante, cada uma delas com a sua simbologia característica, sendo a Primavera representada amiúde por Flora; Ceres a força do Verão; o Outono personificando-se em Baco e o Inverno um ancião. Da Antiguidade existem, em território nacional, representações das Quatro Estações, sendo comuns em mosaicos.

DIVINDADES FEMININAS

MITOS ONLINE XIII

As Quatro Estações

MITOS ONLINE XIV – Google Forms

O Rosto das divindades: Fortuna

MITOS ONLINE XV: AS NINFAS – Google Forms

A NINFETA DO MUSEU ARQUEOLÓGICO DO FUNDÃO

Ninfeta do Museu Arqueológico Municipal do Fundão. Fotografia Alexandra CL

Aqui

O Palácio da Mitra, ou Palácio dos Arcebispos, Santo Antão do Tojal, Loures.

PARTICIPE TAMBÉM AQUI , AQUI , AQUI e AQUI