Rede de Clubes UNESCO

A Associação CLENARDVS pertence à Rede de Clubes UNESCO, cujo objectivo é contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local.

Em síntese, constituem-se como um prolongamento da acção das Comissões Nacionais.

A CLENARDVS pertence à Rede de Clubes UNESCO desde 20 de Dezembro de 2019.

Consulte aqui.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Publicacao2-1-1024x388.jpg

REDE DE CLUBES UNESCO RELATÓRIO ANUAL – 2020

  1. IDENTIFICAÇÃO (designação do Clube) Clube UNESCO CLENARDVS

Morada

Travessa do Convento de Jesus, n.º 2

Escola Básica e Secundária de Passos Manuel 1249-027 Lisboa

Endereço eletrónicoclube.unesco@clenardus.com
Nº de telefone964632314
Websitehttps://clenardus.com/
Nome do(a) Coordenador(a)Susana Marta Pereira
Nº de associados e idade média (se aplicável)
  Idade média do público-alvo  25 anos
Áreas de interesseLínguas e Literaturas Clássicas História e Arqueologia Mitologia
Data de criação27/12/2019
2.      RESUMO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CLUBE EM 2020

  • Acção de Formação «A História pelo Estudo do Meio: a Educação Ambiental e a Arqueologia» (14 horas), em parceria com a Associação de Arqueólogos Portugueses, Lisboa.
    • Projecto Percursos na Regaleira: «Mitos Clássicos na Quinta da Regaleira» e «A Flora e a Cultura Clássica nos Jardins da Regaleira», Sintra – Março, Junho e Setembro (as sessões foram adiadas por causa da pandemia).
    • Ciclo de Conferências «Séc. XXI: Ciência e Cultura Clássica», Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa (6 horas) – Março (adiadas por causa da pandemia; transitam para o ano lectivo 2020/2021)
    • Festival Européen Latin Grec: leitura internacional da obra O burro de ouro / Metamorfoses, de Apuleio, organizado pela Universidade de Lyon (a CLENARDVS congregou onze escolas e universidades, a fim de que Portugal pudesse contribuir com a leitura integral da obra) – Março (adiado para Março de 2021 por causa da pandemia).
    • Projecto «CLENARDVS à conversa com…» (iniciativa da Associação CLENARDVS, em colaboração com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que reunirá, semanalmente, às sextas-feiras – entre 29 de Maio e 26 de Junho -, um conjunto de personalidades – nacionais e internacionais – ligadas ao mundo da Cultura, da Literatura, da Filosofia, da Educação, da História, da Arqueologia e dos Estudos Clássicos; entre os conferencistas, está o Senhor Secretário de Estado da Educação, Prof. Doutor João Costa), online – Maio, Junho e Julho
    • Visita de Estudo «De Coimbra à Galiza: na senda dos Romanos», em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Nacional de Arqueologia – Junho (adiada por causa da pandemia; transita para o ano de 2021)
    • Curso de Formação de Latim Língua Viva – iniciação (25 horas), online – Julho
    • Curso de Formação Latim Língua Viva – continuação (25 horas), online – Setembro
    • Acções sobre a Mitologia e os Quatro Elementos, actividade organizada pelo Museu Municipal de Loures, online. Pode consultar aqui
3.      ACTIVIDADES EM RESPOSTA À PANDEMIA

Destaques das atividades do Clubes em resposta à pandemia.

Junte uma fotografia desta actividade (com legenda e direitos de autor) para ilustrar esta boa prática ou atividade.

  • Criação     de     Recursos     ditáctico/pedagógicos:     Textos,                   filmes,                  PowerPoints https://clenardus.com/recursos/
  • Conferência na Quinta da Regaleira sobre «A Mitologia na Quinta da Regaleira», organizada pela Associação ALAGAMARES.
  • Curso e-learning “Latim Língua Viva Iniciação I”
4.      DESTAQUE UMA ACTIVIDADE BEM-SUCEDIDA

Ciclo de Conferências «À Conversa com a CLENARDVS…»

«CLENARDVS à conversa com…» é uma iniciativa da Associação CLENARDVS – Promoção e Ensino da Cultura e Línguas Clássicas, em colaboração com o Museu de Lisboa – Teatro Romano, com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que reuniu, semanalmente, às sextas-feiras — entre 29 de Maio e 31 de Julho —, um conjunto de personalidades — nacionais e internacionais — ligadas ao mundo da Cultura, da Literatura, da Filosofia, do Direito, da Arqueologia, da Epigrafia, da História, da Educação e dos Estudos Clássicos.

 Associação CLENARDVS – YouTube

4.  QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS PARCEIROS DO CLUBE

  • Associação dos Arqueólogos Portugueses
    • Museus Municipais de Loures
    • Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
5.  NÚMERO DE PESSOAS QUE PARTICIPARAM / BENEFICIARAM DAS ACTIVIDADES DO CLUBE

Cerca de 4200

6.    QUAIS FORAM OS OBJECTIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROMOVIDOS ATRAVÉS DAS ACTIVIDADES DO CLUBE?

Ao centrar-se no Planeta, na Paz e na Prosperidade Social, a Associação CLENARDVS, que se pauta por diversificar as suas acções, quer no âmbito da Língua, quer da Cultura, lembra algumas das acções que desenvolveu e que incidiram sobre a importância das espécies animais e vegetais e sua associação com a Mitologia, através do seu projecto «Aprender Mitologia nos Museus, Palácios e Jardins», contando em alguns casos com o envolvimento de biólogos e paisagistas (objectivo 15). Recorda, ainda, as iniciativas que se dedicaram à importância da saúde e da alimentação na Antiguidade Clássica (objectivo 3).

Ao assumir-se como formadora e divulgadora de conhecimento, a Associação CLENARDVS contribuiu para uma Educação de Qualidade (objectivo 4) e para o alargamento de parcerias: municípios, universidades e outras associações e entidades. A Associação CLENARDVS promove as seguintes iniciativas:

•Acções de formação (ex: A Mulher na Antiguidade – objectivo 5);

•Ciclos de conferências, tendo em 2020 organizado o ciclo «A CLENARDVS com» (objectivo 10).

•Visitas temáticas a museus ou locais onde é evidente a herança clássica;

•Acções de divulgação da literatura clássica.

Lembramos, também, a participação em eventos promovidos por outras entidades, a exemplo da Câmara Municipal de Loures – Museus de Loures e da Quinta da Regaleira, onde, através de várias iniciativas relacionadas com os quatro elementos e a Mitologia, foi possível cruzar conhecimentos (objectivo 17).

7.  PRIORIDADES FUTURAS E POSSIBILIDADES DE TRABALHO CONJUNTO

As prioridades futuras da CLENARDVS passam pela realização de:

  • Conferências;
    • Acções de Formação no âmbito da língua e cultura clássicas;
    • Roteiros culturais – organização de visitas temáticas para conhecer as cidades da Lusitânia;
    • Cursos livres para alunos e professores;
    • Sessões de divulgação em escolas dos vários níveis de ensino, universidades seniores, associações, museus, entre outras entidades.