SELLIVM

De Sellium é conhecido o Forum, situado na confluência do Cardus com o Decumanus

Era rodeado por edifícios públicos e privados, dos quais foram detectados a Praça pública, a Basílica, a Cúria e tabernae. O acesso ao antigo Forum fazia-se através de galerias porticadas. 

“A Basílica, de planta rectangular, que ocupava o lado sul da praça, conserva ainda a tribuna, a ocidente da nave central e 5 das 8 colunas do pórtico interno, vedado por gradeamento; a cada pilar correspondia um pedestal honorífico, virado para o templo, situado a norte da Praça; o acesso à Cúria e a duas salas adjacentes fazia-se pela nave central da basílica. A Cúria, sala rectangular com cerca de 116 m2 abria internamente para sala pequena, quadrangular, com cerca de 20,29m2. No lado ocidental da praça, vestígios das “tabernae” que para ela abriam, inicialmente resguardadas por pórticos, suportando balcões. Da malha urbanística de Sellium conhecem-se vestígios de “insulae” (prédios de rendimento) e “vici” (artérias que os serviam), situados a norte e a nordeste do Forum”.

Citação a partir daqui

As manchas de construção urbana, os vestígios de habitações circundadas por calçadas e a diversidade de testemunhos epigráficos e de fragmentos escultóricos, atestam que Sellium foi um núcleo urbano importante na época romana.